A Tempestade

Acabo de descobrir que fazia mesmo muito tempo que eu não via Paulo Autran no teatro. Um pecado. A última vez que compartilhamos uma sala foi em 1994, justamente para “A Tempestade” [a última do William Shakespeare].

Até hoje está em primeiro lugar na minha lista de melhores interpretações masculinas. Dizem que, em “A Tempestade”, W.S. despede-se do teatro, faz seu testamento poético. P.A., me lembro bem, levou ao pé da letra. Carregou esse texto difícil, de longos monólogos e recheado de metalinguagens, como um fardo. Chega ao final do último ato ou ao Epílogo, já não sei exatamente, de costas para a platéia. É possível ter certeza que ele está chorando e sofrendo apesar de os gestos não demonstrarem. Ele apenas caminha em direção ao fundo do palco. Toda a interpretação está na voz, que apesar da sua posição, chega clara, límpida e ao mesmo tempo embargada com a emoção do texto. Neste momento, Próspero, personagem de P.A., desiste da vingança e se rende. Despede-se, enfim.

P.A. só volta a mostrar o rosto nos agradecimentos. E ali era nítido que ainda vestia a pele de Próspero, com os olhos rasos de água. Conforme os aplausos cresciam, ele voltou. E, como se fosse magia, consegui ver nos seus olhos aquele segundinho em que o ator sai do personagem e volta a ser quem é. De uma beleza indescritível, verdadeira. De aplaudir por horas.

Próspero: ”Somos feitos da mesma matéria dos sonhos”.

**

 

”A Tempestade” na íntegra: http://cultvox.locaweb.com.br/livros_gratis/tempest1.pdf

* * *

 

PS: Nunca haverá aqui a intenção, menor que seja, de se fazer um texto crítico profissional. Houvesse tido eu a preocupação em me tornar crítica teatral teria assistido à interpretação de P.A. em Rei Lear.
Um pensamento sobre “A Tempestade

  1. Poxa, quisera eu ter esse belo costume de ir ao teatro. Sou um fiasco nesse aspecto, como me odeio por isso.

    Mudando de assunto: Sei que você não é muito chegada nessas badalações blogueiras da vida, mas eu tomei a liberdade de te indicar para dois selos lá no Apenas Um…, ok?

    Só uma lembrancinha.

    Beijão

Deixe um comentário

