Gestão alternativa do reinado

Um líder, como um rei, jamais deve trair os interesses de seu povo. Os laços de confiança por mais distintos e inusuais que sejam são fortalecidos a partir da troca mútua de crédito e respeito aos limites.

Os líderes democráticos são escolhidos pelo povo. Os reis, não. Num exercício de delírio provável, um rei pode ser eleito democraticamente pelo povo como seu líder para reinar de maneira absolutista em um sistema de gestão alternativa.

Porém, aqui, o rei deve entender que seu poder de decisão é limitado. As atitudes instintivas, insanas e inconseqüentes que caracterizam os absolutistas não podem ser admitidas. Isso porque o poder concedido a este rei foi atribuído pelo povo em vez de ser adquirido por hereditariedade ou conquista. Este rei recebeu do povo a permissão para liderar sua vida porque foi considerado capaz e digno. Mas ao rei cabe atender aos interesses de seus súditos. Uma vez não cumprida essa parte do acordo, o povo pode determinar pela sua deposição do trono.

O povo só admite viver uma relação de submissão a um rei que atenda suas demandas e expectativas. Ao povo não importa quais sejam as vaidades, loucuras ou idiossincrasias de seu rei escolhido desde que esses detalhes não interfiram no desenvolvimento da nação.

Quando os laços de confiança são comprovadamente traídos, o povo tem por direito e obrigação substituir o rei. Neste momento, o povo sai da posição de passividade, que escolheu ter, para novamente eleger um novo líder.

A partir de então, a substituição fica totalmente a cargo do povo assim como toda a administração do reinado. O povo vai então decidir, entre alguns cenários, qual será o melhor modelo de governo: o tradicional (um líder eleito de maneira democrática e pelo voto direto), a auto-gestão (o povo não elege ninguém e segue controlando sozinho o reinado, um modelo anárquico) ou escolhe um novo rei (que terá novamente a falsa sensação de controle absoluto).

Anúncios

2 pensamentos sobre “Gestão alternativa do reinado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s