Coincidências demais

A minha vida é cheia de coincidências. Não é uma ou outra, não. São muitas! Principalmente com datas e pessoas. Reencontro gente o tempo todo. É comum pensar em um artista, uma música e descobrir que aquele é o dia do aniversário dele.

Muitos anos atrás, como sempre fazia pelo menos 3 vezes por semana, fui almoçar na casa da minha avó. Cheguei, escrevi na lousa e fui procurar um livro no barracão. Era mais ou menos essa minha rotina lá pelos meus 10, 11 anos. E o barracão tinha esse armário, que já tinho sido da minha casa, ficava no quarto de empregada, do lado de fora da casa. E como não tínhamos uma empregada, era o quartinho da despensa, onde eu brincava de escolinha, onde às vezes tomava café da manhã nas férias e onde ficava ouvindo o rádio da vizinha, que ficava sintonizado o dia todo numa rádio que só tocava Roberto Carlos. O locutor lia as cartas das ouvintes, que sempre tinham uma razão para pedir uma ou outra canção, e então a música tocava. Era um programa bastante interativo e didático. Eu sabia tudo sobre o Roberto Carlos. E sabia tudo sobre a vida daquelas ouvintes, que sempre tinham um caso de amor bonito para contar.

Foi num dia normal desses, de ir almoçar na vó antes de ir para a escola, que passei no armário e peguei um livro com biografias de grandes nomes da história. Era dia 17 de alguma coisa, julho talvez [agora vou olhar no Google para conferir. É 17 de junho de 1604], quando eu abri na pagina do Maurício de Nassau. Eu ainda não tinha estudado sobre ele, mas simplesmente abri o livro na página dele, e era o dia do seu aniversário. Era tanta emoção, tanta felicidade, aqueles sentimentos incríveis que só uma boa coincidência é capaz de proporcionar.

Passei a amar Maurício de Nassau.

Hoje, procurando um livro para comprar para as férias, encontrei a indicação de “Um Dia”, de David Nicholls. Abri o arquivo com o primeiro capítulo, para ler enquanto a manicure fazia as unhas dos meus pés. O livro começa assim:

20110715-105117.jpg

 

Alguma coisa me diz que vou amar este livro.

Um pensamento sobre “Coincidências demais

Deixe um comentário

